Informativo

13/10/2025

LULA ENCONTRA PAPA LEÃO 14 E DEFENDE O COMBATE GLOBAL À DESIGUALDADE

Na Itália, presidente brasileiro se reúne pela primeira vez com o pontífice e o convida a vir ao Brasil. Lula está no país para participar do Fórum Mundial da Alimentação 2025.

Por Priscila Lobregatte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta segunda-feira (13), pela primeira vez, com o papa Leão 14. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade”, declarou Lula pelas redes sociais após ser recebido pelo líder da Igreja Católica no Vaticano.

Acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva — além de ministros e outras autoridades — o presidente destacou que a conversa tratou de “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”. Ele elogiou o papa por sua mensagem de que “não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres”.

Lula convidou o pontífice a participar da COP 30, que acontece em novembro, em Belém (PA). Porém, relatou que devido ao Jubileu católico, Leão 14 não poderá comparecer, mas que será enviada uma representação do Vaticano.

Durante o encontro, Lula ainda relatou que o papa pretende visitar o Brasil, em data a ser marcada. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem (12) tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, afirmou o presidente.

Lula também informou o papa de que, em dois anos e meio de governo, “tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.

Segundo dados do IBGE recém-divulgados, o Brasil reduziu os lares com insegurança alimentar grave de de 15,5% em 2022 para 3,2% em dezembro de 2024, o que significa a retirada de 26,5 milhões de pessoas dessa condição. Os dados reforçam a avaliação que levou a ONU a declarar, em julho, a saída do país do Mapa.

Além de Lula e Janja, participaram da visita ao papa os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), a presidenta da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.

Fórum Mundial da Alimentação

O presidente brasileiro está na Itália, onde desembarcou neste domingo (12), para participar do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que está completando 80 anos.

Em Roma, o presidente encerrará a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e inaugurará o espaço que sediará o Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como o secretariado da iniciativa.

Copresidida por Brasil e Espanha, a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza terá, como principais temas, os avanços da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais de combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia, com mais de 80 manifestações de interesse por parte de parceiros financeiros e técnicos.

Como parte da iniciativa, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza está apoiando o desenvolvimento de nove planos nacionais voltados para acelerar a ação contra a fome, a pobreza e os riscos climáticos.

Fonte: Portal Vermelho, com Agências

Veja mais