Informativo

Foto: Ricardo Stuckert / PR Foto: Ricardo Stuckert / PR
07/08/2025

LULA SANCIONA LEIS QUE RECONHECEM CARNAVAL CARIOCA E AXÉ MUSIC

Presidente destaca a relevância do Carnaval do município do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional e estabelece o dia 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music.

Por Murilo da Silva

O presidente Lula sancionou na quarta-feira (6) dois projetos de lei que ressaltam a importância das manifestações culturais brasileiras: um que reconhece o Carnaval do município do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional (PL n° 1.730/2024) e outro que define o dia 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music (PL nº 4.187/2024).

Pelas redes, o presidente Lula destacou: “O carnaval carioca e o axé são parte da alma e da cultura de nosso povo, e desempenham um papel muito importante para a economia de nosso país.”

A cerimônia de sanção no Palácio do Planalto contou com a presença de ministros, autoridades e de expoentes da música e da cultura para celebrar as duas expressões da cultura nacional, de ascendência africana, que atraem turistas e geram emprego e renda para o Brasil.

A cantora e ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, celebrou a importância do carnaval brasileiro: “O Carnaval brasileiro é um caso de sucesso, interna e externamente, e um momento em que milhares de pessoas têm oportunidade de melhorar a sua condição de vida. E elas ainda trazem para o Brasil um momento de alegria, de descontração, um momento que esse povo, que trabalha o ano inteiro, merece. O Carnaval é a celebração do que é ser brasileiro, a celebração da nossa diversidade cultural”, afirma.

O carnaval do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais do país, considerado uma das maiores festas populares do mundo. A sua origem vem com a evolução do samba por meio da semba africana, expressão cultural praticada em Angola e que se misturou às tradições carnavalescas europeias e também elementos das culturas indígenas. Como destaca o governo, o primeiro rancho carnavalesco data de 1893, já o primeiro desfile de escola de samba ocorreu em 1932, e o primeiro reconhecimento e apoio público ao Carnaval carioca veio em 1935.

Desde então, o carnaval no Rio de Janeiro construiu sua tradição e virou motor econômico-cultural. Como destaca a deputada federal Laura Carneiro, autora do projeto de lei, “o Carnaval não é só um espetáculo maravilhoso, é um ciclo da economia criativa que funciona durante todo o ano”.

Já a autora do projeto que estabelece o 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music é a deputada federal Lídice da Mata. O dia escolhido remete ao carnaval seguinte ao lançamento da música Fricote, de Luiz Caldas, um marco para o gênero. Assim, na década de 80, o gênero se consolidou a partir da Bahia com a influência de pioneiros como Dodô e Osmar (inventores do trio elétrico) e blocos afro como Filhos de Gandhi, Muzenza, Badauê, Ilê Aiyê e Olodum.

A cantora Daniela Mercury esteve no ato e comemorou: “Esses dois projetos são muito similares e têm tudo a ver com o espírito do governo, que é ligado às questões mais profundas, às nossas raízes, a quem somos como povo. Eu canto para fazer meu povo mais forte, eu canto para devolver para ele o que é dele.”

Fonte: Portal Vermelho, com informações Planalto

Veja mais