Informativo

08/11/2024

IMPORTÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul é uma campanha pensada para a prevenção do câncer de próstata, mas é também voltada para a saúde masculina como um todo. Entre os principais objetivos dessa campanha, destacam-se:

 

Como comemorar o Novembro Azul?

A participação do Novembro Azul pode ser realizada de diferentes maneiras, incluindo a realização de eventos públicos nos quais haja um debate sobre a doença e formas de prevenção que são importantes. Campanhas com panfletagem e realização de propagandas também são meios de difundir a causa.

As ações podem ser realizadas em locais públicos, por iniciativa do poder público, mas também em locais privados, sendo promovidas por ONGs e outras instituições privadas. Além disso, pode haver a divulgação de campanhas informativas na televisão e internet, e prédios públicos podem ser iluminados com a cor azul.

O câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais ocorre em homens em todas as regiões do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma. A incidência do câncer de próstata é alta, porém o assunto, muitas vezes, não é tratado com a devida atenção pelos homens.

O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os números de ocorrência da doença. Além disso, a evolução dos métodos de diagnóstico também pode explicar esse número.

Além da idade, outros fatores parecem ter relação com o surgimento do câncer de próstata. Primeiramente devemos destacar que pacientes com parentes acometidos pela doença têm risco aumentado de desenvolvê-la. Além disso, homens negros possuem mais chances de desenvolver a doença que homens brancos, assim como obesos.

Aliados a esses fatores, não podemos deixar de mencionar os hábitos alimentares pouco saudáveis, um tema ainda controverso, mas que merece atenção. Uma alimentação rica em gordura, carnes e embutidos pode causar sérios problemas de saúde, inclusive o desenvolvimento de câncer de próstata. Sendo assim, controlar a alimentação, preocupando-se sempre em inserir vegetais na dieta, pode ajudar na proteção contra esse câncer e em outras doenças.

Os médicos orientam que é importante perceber sinais e sintomas que podem denunciar a presença do câncer de próstata. Os sintomas que indicam a presença dessa doença são:

 

Exames que podem ser realizados no Novembro Azul

O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado antígeno prostático específico (PSA). O toque retal é feito porque a glândula está localizada em frente ao reto e, no exame, o médico consegue perceber a textura dela e avaliar se há presença de caroços. Esse exame é rápido e pouco incômodo.

O PSA, por sua vez, é um exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico (enzima produzida pelo tecido prostático), que tende a aumentar em casos de câncer de próstata. Na maioria dos homens, o nível de PSA é inferior a 4 ng/mL. Caso seja observada alguma alteração nesses exames, uma biópsia deve ser realizada.

É possível também investigar o câncer de próstata por meio de outros exames, como o ultrassom e a fluxometria, que faz uma medição do jato de urina.

Fonte: Artigo produzido por Daniel Neves Silva em coautoria com Vanessa Sardinha | Portal Brasil Escola.Uol

Veja mais