Foto: Facebook Márcio França Foto: Facebook Márcio França
17/09/2024

GOVERNO LANÇA O CARTÃO MEI EM APOIO AOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

Parceria do Banco do Brasil com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) oferece cartão de débito e crédito com anuidade zero.

Por Murilo da Silva

Dados indicam que existem no Brasil 15,7 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) ativos. Para incentivar este grande contingente de brasileiros e brasileiras, uma parceria entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) e o Banco do Brasil (BB) passa a oferecer o Cartão MEI.

Lançado na segunda-feira (16) durante o MPE Week, evento do BB em apoio aos micro e pequeno empreendedores, o Cartão MEI funciona nas modalidades de débito e crédito e tem anuidade zero. Além de permitir o parcelamento de compras, o cartão traz QR Code com acesso aos dados e serviços no Portal do Empreendedor.

De acordo com o governo, o objetivo com o cartão é trazer formalização, simplificação e contribuir com a organização financeira dos MEIs. A iniciativa ainda oferece, pelo cartão, acesso à capacitação empreendedora pela Liga PJ.

Dessa maneira, o cartão representa não só um incentivo, mas também demarca a posição do cidadão enquanto empreendedor.

No lançamento, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou que 70% dos empregos gerados no ano passado e neste ano são oriundos dos MEIs.

Para ele, o cartão indica também o reconhecimento desses negócios fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do país: “O cartão é mais um passo importante para que as pessoas se sintam atendidas e respeitadas. Olha, você é uma pessoa reconhecida pelo Governo, você hoje é um empreendedor e a gente quer te prestigiar, e você, a partir disso, está também estimulando que as pessoas façam mais negócios”, disse.

Inicialmente estava marcada a presença do presidente Lula para a cerimônia. No entanto, por conta da situação das queimadas no país, ele esteve reunido com ministros para deliberar medidas de enfrentamento aos incêndios e às adversidades causadas pelas mudanças climáticas.

Fonte: Portal Vermelho, com informações BB e Agência Brasil