Foto: CTB Foto: CTB
09/09/2024

CTB PARTICIPA DO 13º FÓRUM SINDICAL DOS BRICS NA RÚSSIA. EM 2025 EVENTO SERÁ NO BRASIL.

Nos dias 07 e 08 de setembro de 2024, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou ativamente do 13º Fórum Sindical dos BRICS, realizado em Sochi, Rússia. Durante o evento foi anunciado que em 2025 a reunião do BRICS ocorrerá no Brasil.
A delegação da CTB foi composta por Assis Melo, presidente do Fitmetal; Carlos Muller, secretário Adjunto de Relações Internacionais; e Rodrigo Callais, secretário de Políticas para a Juventude Trabalhadora da CTB.

DISCURSO DE ABERTURA

Carlos Muller, em seu discurso durante o evento, destacou a importância da união sindical entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na defesa dos direitos trabalhistas e na promoção da justiça social. Ele mencionou que a CTB e outras centrais sindicais brasileiras, como a CUT, Força Sindical, UGT, CSB e NCST, reconheceram e saudaram a Federação dos Sindicatos Independentes da Rússia (FNPR) e a Confederação dos Trabalhadores da Rússia (KTR) pela organização do Fórum.

Muller também fez uma referência especial ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro, e à recente recuperação democrática do país com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após um período desafiador. Ele enfatizou a importância da unidade sindical na construção de um projeto nacional sustentável e inclusivo, baseado na retomada da industrialização, na inovação e na justiça social.

DECLARAÇÃO DO FÓRUM

A Declaração final do 13º Fórum Sindical dos BRICS, divulgada em 08 de setembro de 2024, refletiu uma visão compartilhada entre os sindicatos participantes sobre a necessidade de um multilateralismo mais inclusivo e equitativo. Os representantes dos países presentes reconheceram a importância da expansão do BRICS, que agora inclui novas nações, e apoiaram a adesão de novas organizações sindicais que compartilhem os princípios de igualdade, respeito e cooperação.

O Fórum abordou as falhas do modelo de globalização dominado pelo “Oeste coletivo” e destacou a necessidade de uma ordem mundial que respeite os direitos soberanos e promova a justiça social. Os sindicatos dos BRICS se comprometeram a lutar por uma economia justa, baseada em salários decentes e garantias iguais para todos os trabalhadores, e a trabalhar de forma mais resoluta no Labour 20 (L20), um dos grupos de engajamento social do G20.

FUTURAS INICIATIVAS

Muller convidou as organizações sindicais internacionais para participar do 14º Fórum Sindical dos BRICS, que será realizado no Brasil, e da Conferência das Partes (COP-30) que ocorrerá em novembro em Belém, na Amazônia. Ele também apoiou a proposta da presidência russa de criar um estatuto para a admissão de novas organizações no Fórum Sindical dos BRICS.

Em resumo, o 13º Fórum Sindical dos BRICS reafirmou a importância da colaboração internacional para enfrentar as desigualdades econômicas e promover um desenvolvimento global mais justo e sustentável, alinhado aos princípios fundamentais do trabalho e dos direitos humanos.