Lula durante reunião com os ministros (Foto: Ricardo Stuckert/PR) Lula durante reunião com os ministros (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
09/08/2024

PARA MINISTROS, LULA DIZ QUE NUNCA HOUVE UM MOMENTO DE TANTO OTIMISMO

“A gente se mantém equilibrado, o emprego crescendo, o salário crescendo, a massa salarial crescendo, o desemprego caindo e a inflação equilibrada”, disse o presidente durante reunião com ministros.

Por Iram Alfaia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, que há um ambiente interno positivo no país para promover o crescimento econômico. De acordo com ele, a inflação está sob controle, empregos sendo gerados e o salário mínimo valorizado.

Para ele, nunca houve na história do país um momento que inspirasse tanto otimismo quanto agora.

“A gente se mantém equilibrado, numa situação boa, o emprego crescendo, o salário crescendo, a massa salarial crescendo, o desemprego caindo e a inflação equilibrada, a educação melhorando”, disse o presidente durante reunião com ministros.

“Primeiro porque acredito no que estamos fazendo, segundo acredito que nossos números até agora são todos positivos, apesar da perspectiva de uma crise internacional que o dólar vem causando no mundo inteiro a gente se mantém muito equilibrado, em uma situação boa”, disse.

Leia mais: Lula projeta Brasil como 8ª economia após encontrar país devastado

No balanço de um ano e oito meses de governo, Lula diz que a avaliação é positiva. “O que fizemos aqui nesse um ano e oito meses era impensável de ser feito. Eu posso afirmar a vocês que já fizemos mais do que a gente tinha feito no nosso governo passado”, observa.

Sendo assim, Lula também elogiou os ministros e ministras afirmando que eles não devem se preocupar com trocas de comando nas pastas.

“Quero dizer para vocês publicamente que estou muito satisfeito com o trabalho até agora. A imprensa não discute mais se vai trocar ministério, não existe esse problema porque todo mundo agora sabe agora que quem troca sou eu. Não é um jornalista que pode não gostar de um ministro, sou eu. Se eu tiver que trocar alguém eu vou trocar e quero dizer pra vocês que não estou pensando nisso. Em time que está ganhando a gente não mexe, a gente continua o jogo para terminar com uma vitória robusta”, diz.

Por outro lado, o presidente cobrou empenho da equipe. “Vamos aqui afinar a viola nas coisas que temos que fazer. Todo mundo tem tarefa determinada, todo mundo tem seu PAC, sua função. Então, daqui para frente, o que temos que fazer é trabalhar cada vez mais, fazer cada vez mais o esforço, porque é importante vocês trabalharem com a ideia que a gente não pode terminar o mandato sendo apenas mais um governo”, destaca.

O presidente também pediu foco nas políticas públicas para os mais pobres. “Eu fico sempre imaginando quantos degraus na escala social o povo pobre vai subir, porque é isso que conta, é saber se conseguiu valorizar aquelas pessoas que sempre foram esquecidas, que nunca tiveram vez, que não tiveram voz, que muitas vezes não têm nem sequer condição de se organizar. É para essa gente, de forma prioritária, que tem que estar o nosso olhar”, recomenda.

Fonte: Portal Vermelho