Foto: CTB Foto: CTB
23/04/2024

"DITADURA NUNCA MAIS": QUARTA AULA DO EAD SINDICAL DA CTB É NESTA QUINTA (25)

A quarta aula do EAD Sindical, organizada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), está marcada para acontecer nesta quinta-feira, dia 25, às 18h30. O evento contará com a participação de João Vicente Goulart, filósofo, escritor, e atual Presidente do PCdoB-DF e do Instituto João Goulart.

O tema da aula é “Ditadura Nunca Mais”, que emite uma mensagem urgente sobre a preservação da democracia e a rejeição de qualquer forma de regime autoritário ditatorial. Historicamente, muitos países, incluindo o Brasil, enfrentaram períodos sombrios de regimes ditatoriais que resultaram em violações massivas dos direitos humanos, repressão política e social, censura e corrupção institucionalizada.

No contexto brasileiro, a ditadura militar que vigorou de 1964 a 1985 é um período onde o país foi governado por um regime autoritário que suprimiu a dissidência política, instituiu a censura à imprensa e cometeu uma série de violações dos direitos humanos, incluindo tortura, assassinato e desaparecimento forçado de opositores políticos.

No atual cenário político global, onde vemos um ressurgimento de movimentos autoritários e populistas em várias partes do mundo, a mensagem de “Ditadura Nunca Mais” é mais relevante do que nunca. É um apelo à resistência contra o autoritarismo, à defesa da democracia e à construção de sociedades mais justas e livres.