Informativo

02/06/2022

SEMINÁRIO DEBATE TENDÊNCIAS DO CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA ANTIRRACISTA

“Vamos discutir o racismo estrutural, as raízes da discriminação no Brasil, o mundo do trabalho, a sub-representação política das pessoas negras no parlamento”, afirma Olívia Santana, deputada estadual/BA e Secretária nacional do PCdoB de Combate ao Racismo

Todos os dias, quem acompanha o noticiário por qualquer meio percebe que as denúncias de casos de racismo e injuria racial são recorrentes. Seja no ambiente de trabalho, na vida cotidiana e até nos estádios de futebol. Mas denúncias são insuficientes para alterar esse quadro.

A violência contra pessoas pretas acontece todos os dias, é contínua e quase nunca é punida. Os números são alarmantes e não raramente culminam na perda de vidas. Enquanto a taxa geral de homicídios no Brasil em 2019 foi de 21,7 vítimas para cada 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência 2021, no caso dos homens negros, esse índice sobe a 29,2 para cada 100 mil, quase o triplo do registrado para os não negros (amarelos, brancos e indígenas), que fica em 11,2 vítimas para cada 100 mil.

Conforme o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) a chance de um homem negro ser assassinado é 2,6 maior na comparação com o não negro. Entre as mulheres negras, esse índice é de 1,7. Quando comparados os anos de 2009 a 2019, as taxas de homicídio tiveram uma redução de 15,5% entre negros e de 30,5% entre amarelos, brancos e indígenas. A queda percentual para os não negros é 50% superior ao correspondente à população negra.

Essa é a face mais visível do racismo estrutural no Brasil, mas ele se manifesta nas relações sociais, de trabalho, de acesso à saúde e à educação; em todas as esferas da vida.

Para debater o enfrentamento a esse problema profundo da sociedade brasileira, acontecerá o seminário Tendências gerais do capitalismo contemporâneo e a construção de uma agenda antirracista para um projeto nacional de desenvolvimento que acontece nos dias 3 e 4 de junho, de forma virtual.

Promovido pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois e o Instituto Castro Alves, o seminário está com as inscrições abertas. A secretária nacional do PCdoB de Combate ao racismo, deputada estadual baiana, Olívia Santana, diz que esse é um debate fundamental. “Vamos discutir o racismo estrutural, as raízes da discriminação no Brasil, o mundo do trabalho, a sub-representação política das pessoas negras no parlamento”. Segundo Olívia, o PCdoB quer contribuir para um projeto de nação que combata e possa superar o racismo.

INSCREVA-SE AQUI          

O seminário será dirigido pela presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos e pela secretária nacional de Combate ao Racismo e por Olívia Santana. Veja o convite de Olívia Santana.

A programação contará com participação de estudiosos sobre o racismo estrutural na formação da nação, do povo e das classes sociais no Brasil e seus impactos no cenário socioeconômico hoje.

De acordo com a organização do evento, o desafio é construir uma agenda “de consensos políticos e de ideias e iniciativas que impulsionem a construção de uma agenda antirracista que dialoguem com o Programa Nacional do PCdoB e seu Projeto Nacional de Desenvolvimento para o país”.

Entre os palestrantes, acadêmicos, pesquisadores, parlamentares, ativistas e lideranças sociais. Entre eles, Wlamyra Albuquerque, mestra em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em História Social pela Unicamp; Júlio Vellozo, Historiador (USP), mestre IEB/USP, doutor FFLCH/USP E Pós-doc. na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca; Danieli Balbi, professora, Mestra e Doutora em Ciência da Literatura (UFRJ); Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados; Luís Fernandes, Cientista Político e professor da UFRJ; Dennis de Oliveira, Doutor em Comunicação e professor da USP.

PROGRAMAÇÃO

Dia 03 de junho

9h – Abertura         

Luciana Santos – Engenheira, vice-governadora de Pernambuco e Presidenta nacional do PCdoB

Olívia Santana – Secretária Nacional de Combate ao Racismo

Renato Rabelo – Presidente da Fundação Maurício Grabois

Carlos Lopes – Vice-presidente nacional do PCdoB

Manuela d’Avila – Vice-presidenta nacional do PCdoB e presidenta do Instituto E se Fosse Você?

10h –   A formação da nação, do povo e das classes sociais no Brasil: da escravidão ao trabalho assalariado.

• Ciclos civilizacionais

• Povos Indígenas e racismo no Brasil

• Escravismo pleno e escravismo tardio;

• capitalismo dependente;

• impactos do colonialismo e do racismo na formação do povo brasileiro e da identidade nacional.

Eron Bezerra – Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAMUNB,

Wlamyra Albuquerque – Mestra em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em História Social da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Francisco Carlos Teixeira – professor da UFRJ

Júlio Vellozo – Historiador USP, mestre IEB/USP, doutor FFLCH/USP. Pós-doc. na Fac. de Direito da Univ. de Salamanca

Coordenação: Olívia Santana – Secretária nacional do PCdoB de Combate ao Racismo

14h – Os movimentos antirracistas e as correntes marxista, liberal e pós modernista. Falsos antagonismos entre luta de classes e antirracismo.  

• A luta antirracista e as experiências socialistas: saltos e limites;

• Correntes de esquerda e liberais nos movimentos negros, falsos antagonismos entre luta de classes e luta antirracista, pluralidade de ideias e ação política;

• Incompreensões de setores da esquerda sobre a luta antirracista e a necessidade de uma nova agenda que sintetize as diversas dimensões da luta contra as opressões impostas pelo capitalismo;

Daniele Costa – Cientista Sociais pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduanda em Ciência Política.

Carlos Montaño ou Angélica Lovato –   Escritor e autor do livro Identidade e Classe Social (UFRJ)

Luís Fernandes – Cientista Político – (UFRJ)

Dennis de Oliveira – Doutor em Comunicação e professor da USP

Coordenação: Rozana Barroso –  Presidente nacional da Ubes

Dia 04 de junho

9h – A luta antirracista frente ao desafio de derrotar Bolsonaro e eleger um governo democrático nucleado pelas forças populares.

• Derrotar Bolsonaro em 2022 para a retomada do projeto de desenvolvimento nacional, com combate ao racismo, às desigualdades sociais e regionais;

• Crise econômica, crescimento do desemprego e da fome;

• Avanço do racismo e das múltiplas formas de intolerância, retrocesso cultural e educacional.

Pandemia da COVID-19, crise econômica mundial, medidas urgentes e saída para o futuro;

Danieli Balbi– Professora, Mestra e Doutora em Ciência da Literatura (UFRJ)

Edson França – Historiador e membro do Comitê Central

Irapuã Santos – membro do Comitê Central do PCdoB

Bruna Rodrigues – Vereadora de Porto Alegre

Coordenação: Rosanita Campos – da Comissão Política Nacional do PCdoB

14h – A perspectiva antirracista em um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento

• Políticas de distribuição de renda, de promoção da mobilidade e empoderamento social como forma de combater o racismo e incorporar a população negra ao projeto de nação

Ângela Guimarães – Presidenta nacional da UNEGRO

Orlando Silva Júnior – Deputado federal

Bruna Brelaz – Presidente nacional da UNE 

Coordenação: Edilson Luís – Ex-deputado estadual e presidente da UNEGRO em Pernambuco

16h – A luta por maior Representatividade de Pessoas negras e indígenas no Sistema de Representação Política Brasileiro

• partidos políticos e cargos eletivos.

• participação política institucional e sociedade civil organizada

• plataformas eleitorais antirracista – conexões com as causas e demandas do povo

• mandatos populares e coletivos, novas estratégias de participação política nos espaços de Poder – novas aquilombagens de resistência

Rosane Borges – professora, doutora e pesquisadora USP

Jô Oliveira – Mestra em Serviço Social e vereadora do PCdoB, em Campina Grande- Paraíba

Gerson Pinheiro – Secretário de Reparação do Maranhão

Coordenação: Walkiria – Vereadora de Niterói – RJ

Fonte: Portal CTB

Veja mais