25/03/2022

PARA O PRESIDENTE DA CTB VENCER A BATALHA POLÍTICA É A QUESTÃO CENTRAL EM 2022

Durante a abertura do seminário Brasil Pós-Pandemia, Desafios do Projeto Nacional de Desenvolvimento, realizado quarta (23) no Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, ressaltou que as eleições convocadas para outubro deste ano serão decisivas para o futuro da nação e da classe trabalhadora brasileira.

“O golpe de 2016, que foi um golpe do capital contra o trabalho, colocou o Brasil de volta ao mapa da fome da ONU, produziu desemprego em massa, precarização e arrocho dos salários”, denunciou. Na opinião do sindicalismo a reforma trabalhista, aprovada no governo Temer, “aprofundou a desigualdade, reduziu a massa salarial, liquidou direito históricos, fragilizou a organização sindical, precarizou e massacrou a classe trabalhadora”.

Está em curso, conforme sua opinião, uma agenda de desmantelamento do Estado nacional e destruição das conquistas e direitos sociais que, sob o governo Bolsonaro, teve expressão na reforma da Previdência, no enfraquecimento da Petrobras, no corte de recursos para o SUS e numa política sanitária genocida, na política de privatizações, na recessão econômica e nas recorrentes iniciativas para precarizar ainda mais as relações trabalhistas.

Adilson Araújo defendeu a revogação das reformas trabalhistas e previdenciárias, bem como da EC 95, mas alertou que tudo isto depende de mudanças no cenário político. “A batalha política de 2022 é a questão central, uma luta decisiva, de vida ou morte, para a classe trabalhadora. É fundamental derrotar Jair Bolsonaro e também eleger candidaturas comprometidas com a defesa da causa trabalhista para o Congresso Nacional, os governos e os legislativos estaduais, com destaques para candidatos e candidatas ligadas à nossa Central”, arrematou. O seminário prossegue até esta quinta-feira (24).