Informativo

Mais mulheres (83%) do que homens (64%) reconhecem a existência do racismo Mais mulheres (83%) do que homens (64%) reconhecem a existência do racismo
19/11/2021

20 DE NOVEMBRO: 79% VEEM RACISMO NO BRASIL; 39% SE DIZEM RACISTAS

Por André Cintra

De cada cinco brasileiros, quatro acreditam que existe racismo no País – a segunda maior nação negra do mundo. É o que aponta a pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira (19), véspera do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. A sondagem disseca a percepção do racismo à brasileira sob o governo Jair Bolsonaro.

Conforme o levantamento, 79% dos entrevistados dizem haver racismo no Brasil, 14% afirmam que não há racismo e 7% não sabem. Mas, quando confrontados se eles próprios tinham preconceito contra negros, apenas 39% admitiam que sim. Outros 59% declaravam não discriminar negros, ao passo que 9% dizima não saber.

Mais mulheres (83%) do que homens (64%) reconhecem a existência do racismo. Porém, 46% dos homens se assumem machistas, contra apenas 32% das mulheres. Julgam-se racistas 72% dos moradores do Norte – taxa recorde entre as regiões. No Centro-Oeste, só 25% assumem ter racismo contra negros.

Entre os mais bolsonaristas – aqueles que consideram a gestão Jair Bolsonaro “ótima” ou “boa” –, 71% afirmam haver racismo no Brasil. Entre os que rejeitam o governo, o índice dos que enxergam preconceito racial sobe a 89%. Não há diferença expressiva entre os grupos quando se pergunta se o entrevistado tem preconceito contra negros.

Feita de 8 a 10 de novembro e publicada originalmente no Poder360, a pesquisa PoderData ouviu, por telefone, 2.500 pessoas, em 412 municípios, de todos os estados do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Fonte: Portal Vermelho

Veja mais