Informativo

Desaprovação ao governo subiu seis pontos percentuais de maio a julho, indo de 45% para 51% Desaprovação ao governo subiu seis pontos percentuais de maio a julho, indo de 45% para 51%
09/07/2021

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO AFUNDAM IMAGEM DE BOLSONARO, DIZ DATAFOLHA

Por André Cintra

A imagem da gestão Jair Bolsonaro, já abalada pela criminosa negligência do presidente à pandemia de Covid-19, degradou-se ainda mais com as denúncias de corrupção que envolvem o Planalto. Conforme pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (8), a desaprovação ao governo subiu seis pontos percentuais de maio a julho, indo de 45% para 51%. A rejeição recorde inclui a soma dos 11% que classificam o governo como “ruim” e os 40% que o avaliam como “péssimo”.

A base bolsonarista – o grupo que, apesar das crises, continua a considerar o governo “ótimo” ou “bom” – manteve-se em 24% entre a pesquisa anterior e a atual. Isso porque o aumento na reprovação ao governo ocorreu com a migração de parte dos brasileiros que qualificavam a gestão como “regular”: eram 30% em maio, agora são 24%.

Em artigo no site da Folha de S.Paulo, Mauro Paulino e Alessandro Janoni, diretores do Datafolha, lembram que, de dezembro para cá, a reprovação a Bolsonaro disparou 20 pontos. “A percepção de descontrole com o colapso no atendimento da saúde em diferentes regiões do País e o ritmo lento da vacinação provocaram já no primeiro trimestre deste ano um acúmulo de 12 pontos percentuais na rejeição ao governo”, destacam.

A isso se somaram os escândalos que vieram à tona com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. “Agora, depois da marca de mais de 500 mil mortes pela doença e com denúncias de corrupção no Ministério da Saúde, investigadas pela CPI da Covid no Senado, Bolsonaro tem novos arranhões em sua imagem e passa a ser reprovado pela maioria absoluta da população.”

O período coincide também com as grandes manifestações de rua que pediram o impeachment do presidente. As manifestações do #ForaBolsonaro ocorreram em 29 de maio (29J), 19 de junho (19J) e 3 de julho (3), com públicos crescentes de uma para outra.

O Datafolha ouviu 2.074 pessoas, em 7 e 8 de julho, em 146 cidades brasileiras de todas as regiões do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Portal Vermelho

Veja mais