Informativo

11/11/2020

CTB VAI COMEMORAR DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM LIVE CULTURAL CANTO AO ALMIRANTE, UM GRITO DE LIBERDADE

João Cândido (1889-1969) foi o líder da Revolta da Chibata (1910) João Cândido (1889-1969) foi o líder da Revolta da Chibata (1910)

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será comemorado pela CTB com uma live cultural batizada de Canto ao Almirante, um grito de liberdade, no Canal da CTB no Youtube.

Trata-se de uma homenagem ao marinheiro João Cândido, o “almirante negro” da música de João Bosco e Aldir Blanc, que liderou a revolta da Chibata, em memória dos 140 anos do seu nascimento e 51 anos de sua morte.

A live terá a participação do presidente da CTB, Adilson Araújo, da secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Social da Central, Monica Custório, e uma apresentação musical de Vanessa Borges e Robherval Santos.

Monica Custodio ressaltou a importância da resistência de João Cândido e afirmou que a revolta liderada pelo almirante negro tem relação com “a luta que estamos promovendo em relação ao voto negro e a necessidade de construir um outro momento histórico. O preço da nossa luta continua alto, como na época de João Cândido, empenhamos o corpo e a vida, mas é uma luta indispensável para realizar a mudança que almejamos no contexto das relações entre os seres humanos, a conquista de um mundo democrático sem ódio ou preconceitos, em que prevaleça a tolerância, a igualdade e o respeito aos direitos humanos”.

“A questão da vida negra importa importa também enquanto relações sociais, individuais e coletivas mais humanas. A vitória que temos tido no campo da batalha eleitoral é expressiva, nessas eleições temos muitos candidatos e candidatas negras e isto muda o contexto histórico, aponta no sentido de uma mudança estrutural”, salientou.

A dirigente da CTB enalteceu o caráter cultural da live em homenagem ao Dia da Consciência Negra e a João Cândido. “Precisamos ter beleza, a cultura é expressiva do ponto de vista daquilo que podemos revolucionar, ela estrutura nossa emoção para resistir e continuar lutando, a música sempre foi uma forma de resistir e promover valores culturais do nosso povo”.

Fonte: Portal CTB

Veja mais