06/11/2020

É NECESSÁRIO FORMAR UMA NOVA MAIORIA POLÍTICA PARA DETER OFENSIVA CONTRA CLASSE TRABALHADORA, AFIRMA PRESIDENTE DA CTB

“Com a atual correlação de forças é praticamente impossível preservar os direitos da classe trabalhadora e barrar o retrocesso neoliberal”, afirmou o presidente da CTB, Adilson Araújo, durante audiência por videoconferência sobre o tema “Novo Proletariado Digital ou Microempreendedores Individuais?”, realizada na tarde de quarta-feira (4) pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Para alterar a correlação de forças e formar no país, e em particular no Parlamento, é urgente trabalhar para formar uma maioria política no país sensível aos sofrimentos e aos interesses populares, “Só assim conseguiremos deter a ofensiva contra nossa classe trabalhadora, oprimida pelo desemprego, os baixos salários e a destruição dos direitos”.

Araújo destacou que o movimento sindical enfrenta novos e grandes desafios decorrentes do desenvolvimento das novas tecnologias e também da ofensiva neoliberal pela completa desregulamentação da legislação trabalhista.

A realidade dos entregadores e motoristas explorados pelos aplicativos, totalmente destituídos de direitos e tratados como microempreendedores, é sintomática desta nova realidade. O governo Bolsonaro pretende generalizar esta situação abolindo toda a legislação trabalhista com a instituição da chamada carteira verde e amarelo à margem da CLT.

“Nos últimos anos, com a implementação de políticas ultraliberais, a reforma trabalhista, a reforma da Previdência, a terceirização irrestrita e o congelamento dos gastos públicos a situação piorou. A classe trabalhadora é vítima de intolerável opressão e a pandemia agravou ainda mais o sofrimento do nosso povo. A inexistência da regulamentação é um prato fértil para alimentar a ganância dos poderosos. A chamada modernização sob o neoliberalismo é o alimento para a exploração e o neocolialismo”, ponderou o sindicalista.