Informativo

27/05/2020

ORLANDO SILVA AFIRMA QUE BOICOTE DO GOVERNO À MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PODE AUMENTAR DESEMPREGO DURANTE A PANDEMIA

A Medida Provisória 936 que autoriza a redução de salários e jornada poderá ir à votação nesta quarta-feira (27) na Câmara dos Deputados. Relator da MP, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) negocia com lideranças da Casa formas de melhorar o texto da MP para que o custo da crise não caia somente nas costas dos trabalhadores e das pequenas empresas. 

“Bolsonaro e Paulo Guedes boicotam a ajuda necessária para salvar micro e pequenas empresas. Conforme Guedes disse na reunião da gangue de ministros, o governo só quer dar dinheiro aos grandes empresários, postou Orlando nesta segunda-feira (25) em uma rede social. De acordo com Orlando, o socorro às pequenas e micro empresas ajuda a preservar empregos.

No dia 22 de maio foi revelado vídeo em que o ministro da Economia, Paulo Guedes afirma durante reuniao ministerial realizada em 22 de maio: “Nós vamos botar dinheiro, e vai dar certo e nós vamos ganhar dinheiro. Nós vamos ganhar dinheiro usando recursos públicos pra salvar grandes companhias. Agora, nós vamos perder dinheiro salvando empresas pequenininhas”, disse Guedes

Reposição da renda dos trabalhadores 

A MP 936 criada para socorrer empresas e preservar empregos autoriza redução de salários, redução de jornada e suspensão de contratos com suspensão de salários em até 100% da remuneração. O trabalhador que tiver o salário reduzido (redução pode chegar até 70%) e o contrato suspenso terá direito a receber uma renda emergencial que complementará o salário e que terá como referência o seguro-desemprego. 

“O meu compromisso é aumentar a reposição da renda dos trabalhadores. Quem tiver o contrato suspenso e redução da jornada de trabalho possa receber o mais perto possível da sua renda normal, sobretudo os trabalhadores que recebem menos que três salários mínimos”, explicou Orlando.

O deputado tem defendido a presença dos sindicatos na mesa de negociação e a prorrogação dos direitos assegurados nas convenções coletivas enquanto não houver a celebração de nova convenção. Garantir o salário-maternidade na íntegra para as mães que necessitarem também vai constar no relatório do parlamentar.

Fonte: Railídia Carvalho – Portal CTB

Veja mais