Informativo
A EDUCAÇÃO E O MINISTRO SEM EDUCAÇÃO
O
conhecimento destrói mitos. Essa assertiva presente em cartazes das
manifestações contra o corte de verbas da Educação em todo o país é a melhor
imagem desse trágico cenário criado pelo governo Bolsonaro.
A
ação perspicaz
do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) que requereu a presença do
ministro Abraham Weintraub na Câmara dos Deputados no dia dos grandes atos de
protesto contribuiu muito para que mais mitos fossem lançados por terra, como a
falácia de que a prioridade é a educação básica, posta a pique por uma contundente
intervenção da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
Orlando Silva também pegou o ministro em contradição, mostrando o que ele
chamou de "manobra contábil" usada para dizer que o corte nas
universidades federais foi de 3,5%. A conta de Weintraub considera a verba
total, o que inclui a parte que não é passível de contingenciamento. Na
verdade, o montante de recursos que pode ser bloqueado, chamados de
discricionários, chega a 30%, segundo o próprio Ministério da Educação (MEC).
“Aliás, o ministro é professor de contabilidade”, ironizou o deputado.
Essas
e outras questões foram respondidas pelo ministro com a sua habitual retórica
limitada à adjetivação e à tergiversação, sempre com o ranço da ideologia da
extrema direita, uma afronta à civilização e à civilidade. Faltou, para
Weintraub — como sempre —, espírito de urbanidade, um mínimo de esforço de
coexistência pacífica e respeito ao contraditório, regras básicas e clássicas
da democracia como um valor essencial, cravado fundo na alma da Constituição
brasileira. Democracia é, acima de tudo, reconhecer os direitos do outro.
O
ministro apenas repetiu o comportamento de um governo guiado pelo passado
obscurantista de um tempo que antecedeu as luzes da civilização, oposto ao
conhecimento científico que hoje têm como centro irradiador as universidades e
as instituições de ensino em geral. Não há, para esse governo, a perspectiva de
uma base social fundada nas premissas do desenvolvimento, com trabalhadores
capacitados, socialmente integrados, e cientistas produzindo tecnologia,
conhecimento e desenvolvimento. Numa definição: desenvolvimento soberano e
progresso social.
Outra
confirmação desse embotamento foi a manifestação do presidente Jair Bolsonaro
que, com sua reiterada prática de agredir o que não lhe convém, chamou os
manifestantes contra o corte de verbas para a Educação de "massa de
manobra" e " idiotas úteis". Nessas categorias, segundo o rude e
chulo dicionário de Bolsonaro, estão cientistas renomados, lideranças políticas
e especialistas que dedicam a vida à busca de qualidade para a educação. Além,
óbvio, da multidão de estudantes que compreenderam a gravidade dessa medida
para eles, para a sociedade e para o país.
Esse
quadro de hoje é a um só tempo uma fotografia do que o Brasil tem sido com a
marcha golpista que pavimentou o caminho da extrema direita e do que pode vir a
ser. Os estudantes, sobretudo, merecem o mais entusiasmado reconhecimento e
apoio por esse ato inaugural, pode-se dizer assim, de oposição de massas ao
bolsonarismo.
Com
eles estiveram docentes, trabalhadores e muitas outras categoriais, mas coube,
mais uma vez, ao movimento estudantil — liderado pela União Nacional dos
Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes secundaristas (UBES) —, de larga e histórica tradição de luta, dar esse passo de enorme
significado. Como se diz, os passos dados vão criando o caminho.
Fonte: Portal Vermelho |
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
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