Informativo

29/09/2025

LULA DEFENDE SOBERANIA EDUCACIONAL EM CORRIDA PELOS 95 ANOS DO MEC

Aos 79 anos e mostrando boa forma, presidente participa de corrida e diz que “nossa revolução é muito grande” por comida, emprego, salário, mas em especial pela educação.

Por Priscila Lobregatte

O governo realizou, neste domingo (28), a Corrida e Caminhada MEC 95 anos, em comemoração ao aniversário do Ministério da Educação. “Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência de que é por meio da educação, da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o evento.

Lula disse, ainda, que a “nossa revolução é muito grande. Ela não é só na comida, não é só no emprego, não é só no salário. Ela tem que ser na educação”.

A corrida foi sugerida pelos trabalhadores do MEC, que participaram de uma pesquisa interna para dar sugestões sobre como queriam comemorar os 95 anos da pasta.

Ao todo, participaram cerca de seis mil inscritos, entre servidores, terceirizados, estagiários, atletas amadores e a comunidade em geral, que disputaram em categorias como masculino, feminino e paratletas. A largada ocorreu em frente ao edifício-sede do MEC, com percursos de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km.

Ao lado de Lula, estiveram presentes os ministros Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além da primeira-dama Janja da Silva.

Após completar a caminhada, Lula, de 79 anos, ressaltou que a medalha entregue aos participantes do evento é dedicada a todos os profissionais da educação. “São medalhas para todos os professores de todos os graus de ensino nessa República Federativa do Brasil. Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído”.

Em uma indireta a Jair Bolsonaro (PL), declarou: “Gente, isso aqui [mostra] a nossa civilidade. Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”.

Fonte: Portal Vermelho, com informações do Palácio do Planalto

Veja mais