Informativo
METADE DOS BRASILEIROS SEGUE SEM CONHECER AS VITRINES DO GOVERNO LULA
Instados a avaliarem o
noticiário geral sobre o governo, 47% dizem que as últimas notícias são “mais
negativas” e somente 23% afirmam que são “mais positivas”.
Por André Cintra
Comunicar-se com o povo continua a ser um
desafio titânico para a terceira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no
Planalto. Passados dois meses e meio da posse do publicitário Sidônio Palmeira
como ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da
República, metade dos brasileiros segue sem conhecer os principais programas do
governo.
É o que aponta a nova rodada da pesquisa
Genial/Quaest divulgada nessa quarta-feira (2). O levantamento ouviu 2.004
eleitores de 27 a 31 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Além de diagnosticar uma alta na desaprovação
ao governo, a pesquisa mostrou que é pequena a visibilidade dos projetos mais
ousados do mandato, iniciado em janeiro de 2023. É o caso de vitrines como o lançamento
do Pé de Meia, a ampliação do programa Farmácia Popular e a isenção do Imposto
de Renda Pessoa Física (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil.
BOLSA FAMÍLIA, AINDA
Quando questionados qual dos programas federais
têm “mais tem impacto positivo na sua vida hoje”, 20% dos entrevistados citam o
bom e velho Bolsa Família. Embora seja associado diretamente a Lula, o mais
exitoso programa de transferência de renda foi instituído por medida provisória
em 2003 e transformado em lei no ano seguinte. Mais de 20 anos depois de sua
criação, a iniciativa beneficia mais de 20,56 milhões de famílias, com
pagamento médio mensal de R$ 671,81.
Porém, desde o relançamento do Bolsa Família,
em março de 2023, não há reajuste no valor do benefício. O congelamento se
mantém mesmo após uma crise de carestia no Brasil. Em 2024, a inflação dos
alimentos foi de 7,69%, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística), enquanto a cesta básica encareceu 14,22%, segundo a Abras
(Associação Brasileira de Supermercados).
Entre os programas associados a Lula e lançados
no mandato atual, o mais citado como relevante é a mudança na tabela do imposto
de renda (10%). Na sequência, aparecem o Farmácia Popular ampliado (9%), o Pé
de Meia (7%), as novas regras no saque de aniversário do FGTS (4%) e o programa
Desenrola (3%). Para 33%, no entanto, nenhum dos programas federais lhes traz
impacto direto.
A população tampouco sabe o que o governo tem
feito para enfrentar os gargalos da atualidade. De acordo com a pesquisa, 56%
dos brasileiros não sabem que o governo zerou impostos de importação de 11
alimentos, a fim de reduzir seus preços para o chamado “consumidor final”.
MENOS IMPOSTO
Com relação à proposta do governo para
reformular o imposto de renda, isentando total ou parcialmente os mais pobres,
a taxa de desconhecimento assusta. Em 27 de novembro passado, num
“pronunciamento à Nação” do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o aumento da
faixa de isenção do Imposto de Renda se tornou público pela primeira vez. A
proposta foi repisada pelo próprio Lula em eventos públicos e entrevistas à
imprensa.
Quem ganha até R$ 5 mil se tornará isento, e
quem recebe até R$ 7 mil terá descontos. Segundo o governo, “90% dos
brasileiros que pagam Imposto de Renda (mais de 90 milhões de pessoas) estarão
na faixa da isenção total ou parcial, e 65% dos que declaram do IRPF (26
milhões de pessoas) serão totalmente isentos”.
Sim, há poucas ações governamentais mais
ousadas em termos de justiça tributária. Mesmo assim, o índice de brasileiros
que ouviram falar da medida passou de 43% em dezembro para apenas 53% em março
– um avanço modesto. Ainda hoje, há 46% de entrevistados que, estimulados a
opinarem sobre esse progresso, sequer sabem do que se trata.
Pior: 51% afirmam que a melhora para suas
próprias finanças pessoais será “pequena”. Mesmo entre os que serão totalmente
isentos de imposto de renda, 44% minimizam uma conquista que, nas palavras de
Haddad, equivale a um “14º salário” anual.
RUMO CORRETO
Não é por acaso que, instados a avaliarem o
noticiário geral sobre o governo Lula, 47% dizem que as últimas notícias são
“mais negativas” e somente 23% afirmam que são “mais positivas”. Como regra, as
boas notícias não têm chegado a pelo menos metade da população. Na visão de 44%
dos brasileiros, mesmo com a troca de ministros na Secom, a comunicação do
governo “está igual”. Para 21%, piorou. Precisamente 50% indicam que, com base
nas “aparições de Lula” em 2025, a percepção sobre o presidente “tem piorado”.
Em mais de dez anos no Planalto, Lula jamais esteve
às voltas com índices tão baixos de popularidade, a despeito das tais
“vitrines” e dos bons indicadores econômicos. A pesquisa Genial/Quaest sugere
que o foco do governo pode não ser tão influente na opinião pública. Conforme o
levantamento, as maiores preocupações dos brasileiros hoje são a
violência/segurança (29%) e a questão social (23%), um e outro à frente da
economia (19%).
Até a eleição presidencial de 2026 – teste
maior para este governo –, há tempo e margem para a recuperação de seus índices
de apoio. Mas está claro que é preciso divulgar melhor as vitrines da gestão. O
governo Lula 3 precisa efetivamente ousar tanto nas ações quanto na
comunicação.
Nesta quinta-feira (3), um evento no Centro de
Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, batizado de “O Brasil dando a Volta
por Cima”, se propõe a mostrar as “entregas do governo federal nos dois
primeiros anos de mandato”. O rumo é correto, mas não pode ser uma força-tarefa
pontual. A sorte está lançada para o presidente Lula.
Fonte: Portal Vermelho
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