22/01/2021

CARREATAS EM TODO O PAÍS REFORÇAM A LUTA PELO IMPEACHMENT DE BOLSONARO

Por André Cintra

A campanha em defesa do impeachment do presidente Jair Bolsonaro tomará as ruas de todo o Brasil neste sábado (23/1). Em tempos de distanciamento social, devido à pandemia de Covid-19, entidades e partidos políticos que formam a Frente Democrática optaram por realizar as “Carreatas Fora Bolsonaro” pelo País afora, com foco nas principais capitais.

Cerca de 60 pedidos de impeachment foram apresentados à Câmara Federal desde a posse de Bolsonaro. Quatro desses pedidos foram arquivados e os demais estão pendentes, à espera de uma definição da presidência da Câmara.

Além de mobilizar os brasileiros e denunciar os crimes de responsabilidade de Bolsonaro, o objetivo das carreatas é pressionar os deputados que, hoje, não tem posição firmada sobre o impedimento do presidente ou tendem a votar com o governo. O movimento pró-impeachment tem a participação de partidos como PCdoB, PDT, PSB, PSOL, PT, PV e Rede, das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, além do conjunto dos movimentos sociais progressistas.

No estado de São Paulo, a principal atividade está marcada para as 14 horas, na capital. A carreata se concentrará em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, na zona sul, e sairá em direção à Praça Roosevelt, na região central. Cidades da região metropolitana e interior, como Campinas, Osasco e São José dos Campos, também programam manifestações.

No Rio de Janeiro, a carreata ocorrerá a partir das 10 horas, saindo do Monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas. Já em Belo Horizonte, haverá carreatas partindo do Estádio do Mineirão, às 16 horas, e da Praça Afonso Arinos, às 16h30.

A região Nordeste, que registra as maiores taxas de rejeição a Bolsonaro, também marca presença. Já estão previstas carreatas em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. No Norte, há atividades confirmadas no Acre, Pará e Tocantins. Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul representarão o Centro-Oeste. Os três estados do Sul – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – também terão agenda.

Fonte: Portal Vermelho